Praça da República

Marco Zero do Recife

A Praça da República é um desses locais que são imprescindíveis na sua viagem de vinda a Pernambuco. Localizada no bairro de Santo Antônio, no centro da cidade do Recife, ela conta com várias construções históricas ao seu redor, além dos famosos rios Capibaribe e Beberibe nas redondezas.

Conhecê-la é ter uma aula da história pernambucana de maneira prática e divertida. Construída no período de domínio holandês, ela foi a primeira praça de lazer feita em Recife. Ao seu redor estão localizados o Palácio da Justiça, Teatro de Santa Isabel, Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco e o Palácio do Campo das Princesas.

Após uma reformulação e um projeto paisagístico que foi executado pelo famoso Burle Marx, a praça ganhou palmeiras e uma fonte em seu centro. Dentre as várias espécies de plantas no local, uma que chama bastante a atenção dos turistas é o baobá centenário plantado ali e que, dizem, inspirou o livro ‘O Pequeno Príncipe’ de Saint-Exupery quando ele fez viagens ao Recife.

Outra atração interessante da praça são as estátuas que homenageiam deusas Greco-romanas. São elas: Minerva que representa artes e ciência, Diana que retrata a caça, Ceres a fertilidade, Flora simboliza as flores, Juno a protetora das mulheres, Ceres que caracteriza a fertilidade e Têmis, Nióbe e Vesta deusas da justiça.

Endereço: Praça da República, Santo Antônio, Recife – PE.